A placa vibratória é utilizada para compactação de solos soltos e granulares, saibro, brita, pedrisco e asfalto. Seu uso é destinado para áreas pequenas e próximas a estruturas como paredes, colunas e fundações.A placa vibratória pode ser utilizada para compactação de asfalto. Não é recomendada a utilização da placa vibratória para compactação de solos pegajosos com grande conteúdo de argila. Para este tipo de solo utilizar o compactador de percussão.
As placas vibratórias são amplamente utilizadas em vários substratos, como asfalto, terra, cascalho, argila, areia, asfalto etc, para fazer compactação e executar pequenos trabalhos, retificar a superfície e especialmente em locais onde o uso do rolo compactador é inviável, como áreas fechadas ou pequenas.
As placas de sentido único são provavelmente a escolha mais popular para trabalhos pequenos em asfalto. As reversíveis podem ir tanto para frente quanto para trás e também operam em modo estacionário. Já os compactadores reversíveis de alto desempenho são frequentemente utilizados para uma compactação mais profunda.
Elas geralmente são medidas pela largura da sua base as quais podem variar de 330 a 750 mm. Outra especificação a que é preciso ficar atento na hora da aquisição desses equipamentos é a força centrífuga, geralmente entre 28 e 95 kN, além da amplitude e peso. O conjunto dessas propriedades é que confere ao equipamento a característica necessária para desempenhar a obra com eficácia. Outro fator importante a considerar é a frequência de vibração da placa. Frequências mais baixas são excelentes para compactação de solos coesos. Já para asfalto e materiais granulares é necessária uma frequência de vibração maior.
Uso correto do equipamento
Enfim, gostou deste post? Há alguma dica ou observação que você gostaria de nos sugerir, ou quer saber mais coisas sobre a betoneira e outros utensílios? Para receber, em primeira mão, mais novidades sobre equipamentos de construção civil, curta agora a nossa página no facebbok: facebook.com/locmaissb/